Governo do RN 23/03/2021 05:30

Fátima Bezerra cobra conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco

Por admin

A governadora do Estado, professora Fátima Bezerra, cobrou nesta segunda-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, a conclusão e entrega à população das obras de transposição do Rio São Francisco. Ela também solicitou o término das obras do ramal Apodi-Mossoró, por onde chegarão as águas da transposição ao Rio Grande do Norte.

O pedido da governadora foi feito durante a mesa redonda “Valorizando a Água”, promovida pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Igarn, Caern e Idema, para celebrar o Dia Mundial da Água.

Fátima Bezerra disse que só vai assinar junto com os estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco o termo de gestão e uso das águas do São Francisco, previsto para esta primeira quinzena de abril, se estiver garantido o ramal Apodi-Mossoró. “Disso o Rio Grande do Norte não abre mão, de forma alguma”, afirmou durante o evento que foi transmitido pelo canal da Semarh no Youtube.

“Que o Dia Mundial da água seja um dia para a gente reforçar e intensificar ainda mais nossa luta pela conclusão da transposição das águas do São Francisco”, conclamou Fátima Bezerra, cuja trajetória parlamentar está ligada à luta pela preservação e ampliação do uso e direito da população às reservas hídricas. Como deputada estadual fez parte do Conselho do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RN, também na Câmara dos Deputados integrou o Conselho do Meio Ambiente e no Senado Federal presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano no Senado, reunindo esforços para as obras da Transposição do Rio São Francisco.

Entre os avanços na área hídrica durante sua gestão, Fátima Bezerra apontou também a Barragem de Oiticica em Jucurutu. Foram resolvidos entraves burocráticos e a obra avançou de 43% para 84,53% de execução da obra. “Vamos entregar a barragem até o final desse ano. O sonho de gerações da região do Seridó vai se tornar realidade”.

Na mesa redonda, Fátima Bezerra fez um resumo das ações governamentais para dar segurança hídrica e o direito à água em quantidade e qualidade para uso da população, agricultura familiar e agronegócio. E destacou ainda que, em 2020, o Governo do Estado perfurou 157 poços em todo o Rio Grande do Norte, e a meta é chegar aos 885 poços beneficiando 320 mil famílias que vivem em solo potiguar.

A chefe do Executivo estadual frisou que a atenção aos recursos hídricos é uma das prioridades do atual Governo e que a atuação intersetorial está fazendo avançar as obras hídricas. O Plano Estadual de Recursos Hídricos, concluído em 2020, norteia a gestão de águas no Estado de forma coordenada, e a próxima etapa, segundo o secretário da Semarh, João Maria Cavalcanti, será sua atualização.

Assecom