Meio Ambiente 26/03/2021 05:46

Governo do RN investe na modernização do Idema

Por admin

Nova aparelhagem foi instalada nos últimos dias com o objetivo de ampliar a velocidade da conexão da rede

Há cerca de dois anos, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema vem melhorando a estrutura de equipamentos de Tecnologia da Informação como forma de aprimorar as condições de trabalho e modernização do órgão. Dentre as melhorias ocorridas nos últimos meses, temos a aquisição de 23 switches, 220 computadores, 4 servidores, Rede Giga e Storage.

Segundo o diretor-administrativo do Idema, Marcílio Lucena, o investimento na aquisição de novos serviços e máquinas vem para melhorar a gestão, dando suporte ao trabalho desempenhado pelos funcionários. “O Instituto estava com um déficit significativo no campo da tecnologia, com os computadores defasados e sem condições de uso. Há anos não se realiza investimentos significativos em equipamentos próprios, e, atualmente, pudemos melhorar nossa estrutura”, comentou.

Além das novas conquistas no campo tecnológico, outros investimentos na área de TI foram realizados na atual gestão para beneficiar o empreendedor, como a modernização do Sistema de Licenciamento Ambiental Eletrônico (Sislia), a ferramenta [email protected], o Cerberus, a adoção do Chat de Atendimento Online e o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA).

“Além de melhorar as condições dos aparelhos para nosso atual corpo-técnico, tivemos a preocupação de deixar essa conquista para os anos posteriores, sem necessitar de contratos de locação para esse tipo de equipamento, bem como seguimos aprimorando as ferramentas e plataformas utilizadas pelos empreendedores. O Idema nunca fez um grande investimento em seu parque tecnológico e foi imprescindível viabilizar essa questão neste momento de pandemia, para que os serviços prestados pelo órgão não fossem prejudicados, além de dar uma melhor qualidade de trabalho para a equipe, contribuindo até mesmo para o aumento da produtividade”, finalizou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

Confira os principais avanços dos últimos meses:

Switches

Foram adquiridos 23 switches, os quais são responsáveis por fornecer conexão de alta velocidade tanto para a comunicação entre os computadores do Idema, quanto para o acesso à internet.

Computadores

Foram adquiridos 220 computadores com recursos de última geração capazes de dar maior agilidade no desempenho das atividades de licenciamento do órgão. Os novos computadores têm uma maior capacidade de processamento de imagens de satélite, permitindo que a análise de processos que dependem dessas informações ocorra mais rapidamente.

Servidores

Foram adquiridos 4 servidores de alta disponibilidade para hospedar os sistemas web do Instituto Ambiental, o que possibilitou que o processo de licenciamento fosse totalmente digitalizado e realizado de forma mais eficiente e segura.

Rede Giga

O órgão ambiental aderiu também à Rede Giga da UFRN, o que aumentou nossa velocidade de 50 para 100 megas, tanto para upload como para download.

Storage

Foi adquirido também um servidor do tipo storage, com a finalidade de servir como repositório de backup, garantindo maior segurança na recuperação de arquivos do órgão em situação de desastres.

Assecom