Saúde 06/07/2021 14:04

Yoga ajuda a viver momento presente e é aliada na pandemia

Por admin

Filosofia de vida surgida na índia há mais de 5 mil anos, a Yoga tornou-se uma prática capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital.
Importante aliada durante a pandemia, tem ganhado cada vez mais adeptos, ensinando sobre viver no momento presente e ajudando a lidar com a ansiedade e incertezas do isolamento social fruto de uma crise sanitária que atinge o mundo todo.
Sua popularidade chegou inclusive às academias, com a proposta de complementar outras modalidades, como musculação e atividades aeróbicas. É o caso da Pulse, que oferece o programa Pulse Zen e conta também com Pilates e alongamento. “É a valorização do cuidado e atenção com o corpo em vários aspectos”, explica o professor de Yoga Lucas Macedo.
Para ele, em um período de isolamento social, a Yoga ajuda a lidar com o medo e outras emoções. “Na pandemia, surgem muitas dúvidas e questionamentos”, diz. “Parar e olhar para si mesmo vai diminuir a criação de futuros destrutivos”, explica Lucas, que é profissional de Educação Física.
“Claro que o medo de ficar doente, por exemplo, existe, mas pensar nisso 24h por dia deixa o corpo em constante estado de alerta desnecessariamente”, ressalta o professor. “A ansiedade pode ser prejudicial à saúde e até diminuir a imunidade”.
Lucas destaca, ainda, que a prática da Yoga tem como objetivo principal o trabalho do autoconhecimento, o olhar para dentro, para as emoções e sentimentos através da observação do corpo, da respiração, do movimento. “Muitos dos nossos problemas vêm da desconexão do sentir, fazer e pensar”, afirma.
“A Yoga não salva a humanidade do dia para a noite, mas é uma caminhada”, acrescenta Lucas. “Acredito que, com a autoconsciência mais elevada, passamos a ver os problemas como eles realmente são, sem criar monstros ou desafios homéricos para as dificuldades naturais da vida”.