Governo do RN 25/07/2021 07:55

Ações do governo Fátima fortalecem agricultura familiar em São Miguel

Por admin

Agricultores e agricultoras do município terão mais condições de produzir e comercializar seus produtos

Em São Miguel, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, concluindo as agendas desta sexta (23), a governadora Fátima Bezerra assinou termo de cessão do centro de treinamento da Emater para a Associação dos Produtores da Serra do Camará, lançou o programa Minha Terra Legal e uma linha de crédito da Agência de Fomento para agricultores familiares e ainda anunciou investimentos no programa de aquisição de alimentos pelos órgãos do governo estadual.

“Lançamos hoje em Pau dos Ferros, e estamos fazendo agora em São Miguel, o programa de regularização fundiária, que é uma ação voltada para o pequeno produtor rural. Querendo chegar junto para dizer que vocês, com este programa, terão a escritura de sua terra. Isso significa dar mais condições para que o pequeno tenha acesso às políticas públicas, ao crédito”, disse Fátima. Já o Credmais, programa de microcrédito para fortalecimento da Agricultura Familiar, destinará, inicialmente, R$ 300 mil para São Miguel, adiantou a governadora.

Cessão do centro de treinamento da Emater

 

O prédio cedido para a Associação dos Produtores Agropecuários da Serra do Camará, de São Miguel conta com salas para treinamentos, auditório com capacidade para 154 pessoas, refeitório com 48 lugares e alojamentos masculino e feminino. O equipamento será utilizado para treinamentos de extensionistas rurais, agricultores familiares, oferecer cursos e oficinas, além de sediar conferências, reuniões e palestras. Possui também uma vasta área verde externa. “Nós tratamos para que naquele espaço seja instalada uma unidade de recepção e resfriamento de leite, permitindo que os agricultores possam ter a garantia da venda da produção”, disse o diretor presidente da Emater, César Oliveira.

César Oliveira ainda destacou a importância da criação de uma linha de crédito para a Agricultura Familiar e do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA Compra Direta). Executado pela Emater-RN, o programa já distribuiu mais de 150 mil kits de alimentos da agricultura familiar, minimizando a fome de 54 mil famílias em 110 municípios. “Esse programa tem um grande alcance social porque beneficia o produtor rural ao mesmo tempo em que melhora a alimentação das pessoas em situação de vulnerabilidade social.”

“É com muito orgulho que destacamos o apoio que o Estado vem dando, através da governadora Fátima, a Agricultura Familiar de São Miguel”, agradeceu o secretário municipal de Agricultura, Ladijânio Pessoa. “Nós, agricultores, somos a mola que move este País.”

Durante a solenidade, realizada no ginásio de esportes de São Miguel, o senador Jean-Paul Prates anunciou a destinação de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, para compra de equipamentos agrícolas destinados aos agricultores familiares do município.

Estavam presentes no evento os secretários Alexandre Lima (Sedraf), Jaime Calado (Sedec), Aldemir Freire(Seplan), Fernando Mineiro (Segri), Socorro Batista (Adjunta do GAC), Célio Gonçalves – prefeito de São Miguel, Raimundo Fernandes – deputado estadual, José Edmilson – presidente da Câmara dos Vereadores de São Miguel, Os vereadores Alison Colaça, Sandra Flor, Ticiane Fernandes, Samuel, Elias Alexandre e José Nelton, Giorgio Abrantes – presidente da associação dos produtores e autoridades da região.

Foto: Elisa Elsie – Assecom RN