Governo do RN 08/08/2021 07:55

Assu já conta com a central de serviços da Junta Comercial

Por admin

Ao encerrar a agenda no interior, nesta sexta-feira (06), em Assu, a governadora Fátima Bezerra e o presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), Carlos Augusto Maia, entregaram a mais nova unidade do Junta + Fácil RN, que beneficia a população da microrregião do Vale do Açu. “Temos cerca de quatro mil empresas nesta região. Agora os empreendedores não precisarão mais se deslocar para Mossoró ou outra cidade, a fim de resolverem as questões de sua empresa”, disse Fátima.

Ela também destacou que a atuação do órgão na cidade ajudará a aquecer a economia local, e enfatizou o empenho do Governo do Estado em promover o desenvolvimento sustentável do estado. “Entregamos hoje uma grande obra estruturante no Diba, o Distrito Irrigado do Baixo Açu. Conseguimos destravar um projeto que estava parado fazia mais de 20 anos. Vocês não têm ideia do quanto estou feliz em poder contribuir, enquanto governadora, com o desenvolvimento da economia, principalmente quando se trata da agricultura familiar”, declarou.

A chefe do Executivo estadual falou também sobre a rede de assistência médica e hospitalar criada para dar suporte à população durante a pandemia, discorreu sobre o projeto Nova Escola Potiguar, que prevê a criação de 12 unidades do Instituto Estadual de Educação, Tecnologia e Inovação do RN (IERN),  citou a campanha Agosto Lilás, lançada nesta semana e que tem como objetivo o enfrentamento à violência contra a mulher, e por fim, relembrou uma reivindicação antiga da população do Vale do Açu pela criação de delegacia para a mulher. “A delegacia vai chegar, estamos trabalhando para isso”, disse.

Responsável pelo registro empresarial no Rio Grande do Norte, a Junta Comercial (Jucern) coordena ações de modernização do ambiente de negócios, tais como o projeto Junta + Fácil RN, que reúne em um único espaço os órgãos presentes nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, ou seja, uma central de serviços completa. Essa é uma demanda antiga do setor produtivo local e que irá beneficiar também os municípios vizinhos, da região do Vale do Açu.

Para o presidente Carlos Augusto Maia, esse é mais um passo da Jucern em busca de interiorizar os serviços de registro empresarial no estado: “É a quarta unidade do Junta + Fácil RN entrando em funcionamento; já estamos em Natal, Mossoró e Pau dos Ferros. É importante que a rotina do empreendedor seja simplificada ao máximo, por isso, uma central como a que inauguramos hoje, contribui para que ele possa aproveitar as oportunidades. O nível de serviço precisa ser o mesmo da capital, até mesmo para evitar deslocamentos custosos”, destaca.

O trabalho integrado visto no Junta + Fácil RN demanda um amplo investimento em tecnologia. Atualmente, desde o registro de empresas e demais alterações até a emissão de certidões de inteiro teor e a autenticação de livros contábeis são feitas de forma 100% digital. A Jucern utiliza o portal Redesim RN, que reúne em espaço virtual, os órgãos presentes no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Presente à solenidade, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio), Marcelo Queiroz, agradeceu pelo atendimento do pleito e elogiou a sensibilidade de ouvir o setor produtivo. “A governadora Fátima está de parabéns! Esse governo tem o diferencial de ser aberto ao diálogo”, enfatizou.

O secretário de estado Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) afirmou que o escritório inaugurado é mais um mecanismo criado nesta gestão para aproximar o estado das necessidades da população; o senador Jean Paul Prates também destacou que a iniciativa é fundamental para atender às pequenas empresas, principalmente pelo fato de que há tantos investimentos na região; e o prefeito Gustavo Soares comemorou que o investimento vai contribuir para o crescimento da região. “A união foi fundamental para o empreendedorismo”.

     Terra da Poesia

 Berço de poetas como Renato Caldas, Chico Traíra, Francisco Amorim, Sinhazinha Wanderley, Moisés Sesyon, Ivan Pinheiro, dentre outros nomes memoráveis, Assu foi reconhecida através da Lei Estadual Nº 10.926, proposta pelo deputado estadual George Soares e sancionada pela governadora Fátima Bezerra, como Terra da Poesia. “Hoje realmente só temos a agradecer à governadora por tantas ações em nosso município e região”, disse.

Também participaram da solenidade de inauguração do escritório Junta + Fácil o vice-governador Antenor Roberto; o Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes;  o secretários de estado Aldemir Freire (Seplan) e Alexandre Lima (Sedraf); o vice-presidente da Jucern, Daltro Paiva; a coordenadora de Registro e Comércio da Jucern, Geiniza Sarmento; a vice-prefeita de Assu, Fabielle Bezerra; a vereadora de Assu, Karielle Medeiroso; vice-presidente da Fecomércio, Francisco Barbosa; o presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN, Erivan Borges e Anailson Gomes; o representante do Conselho Federal de Contabilidade, João Gregório Jr; o presidente do Sindicato dos Contabilistas do RN, Ronaldo Cruz; e o coordenador do Redesim estadual, Francisco Ferreira.

Serviços

Além de oferecer serviços como solicitação de alvará de funcionamento provisório e definitivo e requisição de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, o Junta + Fácil RN também é um espaço no qual o empreendedor pode obter orientação e tirar dúvidas. Reforçando a função estratégica da Junta Comercial e dos demais órgãos de registro no desenvolvimento da economia.

Estão presentes no projeto os seguintes órgãos: Jucern, Receita Federal, Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Tributação (SET), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Agência de Fomento do RN, Secretaria de Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria de Tributação Municipal e Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo.

O espaço fica localizado na Rua Professor Luiz Soares, 905, Centro, e irá funcionar de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Fotos: Raiane Miranda – Assecom RN