Governo do RN 17/08/2021 06:30

Governo inaugura delegacia para investigar homicídios em Parnamirim

Por admin

 

A Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim foi inaugurada nesta segunda-feira, 16. A delegacia é localizada no bairro Santos Reis e conta com efetivo de 9 policiais, sendo dois delegados, dois escrivães e cinco agentes. O prédio foi alugado pela prefeitura e totalmente reformado pelo Governo do Estado, que também forneceu a mobília, computadores e instalações de internet.

Desde o primeiro ano de gestão, em 2019, o Governo do Estado investe na construção, reforma ou ampliação de novas delegacias, ampliação no atendimento, criação de núcleos de policiamento e investigação, além dos concursos para a Polícia Civil, Itep e Corpo de Bombeiros. Hoje, o RN tem 1.366 homicídios a menos comparando com o mesmo período da gestão anterior.

Governo Fátima atendeu anseio de muitos anos da comunidade de Parnamirim

Diante das estatísticas que mostram significativa melhora nos índices da segurança pública, Fátima Bezerra, ao lado do vice-governador Antenor Roberto, afirmou: “Isso acontece por que o Governo fez concurso público para contratar pessoas para o sistema de segurança, incorporou mais de mil policiais militares, policiais penais e bombeiros, reestruturou as carreiras, concedeu reajuste salarial que chegam a 44% de forma parcelada. Efetivou seis mil promoções, criamos o núcleo combate ao feminicídio, instalamos mais delegacias de defesa da mulher, o que fez com que nosso Estado seja um dos três que mais reduziu este tipo de violência no País. Temos equipe competente, comprometida, movida pelo espírito público e que atua de forma integrada”.

A delegada-geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, informou que nos próximos meses o Governo vai contratar novos policiais concursados e editar o decreto que reorganiza a instituição. “Por orientação da governadora, todo o sistema de segurança atua de forma integrada para reduzir a criminalidade como as estatísticas mostram desde 2019. Esta é uma gestão que dá prioridade à segurança pública”, afirmou, para acrescentar: “A inauguração desta DHPP é ato e prova concreta de compromisso com a segurança”.

“Parnamirim aguardava há muitos anos esta delegacia”. A declaração é da vice-prefeita Kátia Pires, que parabenizou o Governo pela iniciativa e reforçou: “Somos parceiros. O Governo está de parabéns pela redução da criminalidade. Só temos a agradecer também pelas novas especializadas”. O promotor de Justiça, Vinicius Leão, acompanhado da promotora Maria Zélia Henriques, disse que a presença do Ministério Público do Estado na inauguração “atende o princípio das ações coordenadas. Reforçamos esse pacto de coordenação. Parabenizo toda equipe que vai trabalhar aqui, que terá todas as condições para um bom trabalho”, afirmou.

“Hoje o RN está mais seguro”, declarou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Francisco Araújo. Ele destacou a determinação da gestão estadual em instalar a DHPP de Parnamirim e fornecer pessoal e equipamentos. Araújo citou sua participação nesse final de semana, em Goiás, da reunião do Colégio de Secretários de Segurança, no qual foi eleito coordenador. “A gestão da governadora Fátima [Bezerra] é reconhecida pelos demais secretários de segurança, justamente pelos resultados alcançados na redução da criminalidade e pelas ações integradas dos órgãos que fazem a segurança pública”, afirmou.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Ubaldo Fernandes reconheceu o acerto do Governo ao priorizar a segurança pública. “Na Assembleia Legislativa, temos recebido muitos projetos e mensagens para todos os setores segurança, e aprovamos. O estado tem melhorado muito”. O ato de inauguração contou com a presença do comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Monteiro, secretária-adjunta da SEAP, Ivanilma Silva, adjunto da Sesed, Osmir Monte, diretor-geral do Itep, Marcos Dantas, presidente da Junta Comercial do Estado, Carlos Augusto Maia, subsecretário de Estado do Esporte e Lazer da Seec, Canindé França, Secretário de Segurança Pública de Parnamirim, coronel PM Marcondes Pinheiro, vereadores César Maia, Vavá Azevedo, Gustavo Negócio e Carol Pires, presidente União das Mulheres de Parnamirim, Mônica Cavalcanti, pároco de Parnamirim, Padre Murilo, delegados e agentes de polícia.

Foto: Elisa Elsie-Assecom