Governo do RN 18/08/2021 06:32

Governo e Confederação Nacional dos Artesãos discutem pautas do artesanato potiguar

Por admin

A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta terça-feira (17), a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Márcia Oliveira. A gestora veio solicitar o apoio do governo para a realização do Seminário do Artesanato Potiguar, que está em fase de elaboração. O evento está sendo articulado para acontecer dentro da Feira Internacional do Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiart/RN), em janeiro de 2022.

“O estado está aqui para ajudar. O pleito é extremamente justo e é dever do estado dar atenção às reivindicações. Vocês têm um governo aliado, de perfil popular e que está se notabilizando pela sua capacidade de diálogo e transparência”, afirmou a governadora, que esteve acompanhada de Iris Oliveira, secretária de estado do Trabalho da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

“Nossa intenção é, com a realização deste Seminário, o seminário regional será uma preparação para o Congresso Nacional que acontecerá em 2023, no Tocantins”, informou Márcia Oliveira, que também é presidente da Federação Norte-riograndense dos Artesãos. A presidente também elogiou o trabalho da governadora enquanto senadora e sua atuação na criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Artesanato e a luta para tornar realidade a Lei 13.180/2015, que reconhece a atividade do artesanato como profissão.

Durante o encontro, Fátima Bezerra, reafirmou o apoio do Governo aos artesãos do Rio Grande do Norte e citou a entrega de importantes equipamentos culturais para a população, ainda este ano. “Iremos entregar o Teatro Alberto Maranhão, o Forte dos Reis Magos, o Complexo Cultural Museu da Rampa. Entregamos a Pinacoteca e a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM).  Isso significa abrir mercado para o artesanato potiguar”, afirmou.

Fátima Bezerra finalizou o encontro dizendo que: “Temos aqui muitas convergências, como a defesa da democracia e do nosso país. Quero, sim, Federação junto ao governo, dentro de sua competência”.

Também participaram da reunião, a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, a secretária de estado do Trabalho da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Oliveira, o técnico da Proarte/RN, Domingos Sávio, Joscelito Martins, coordenador da Sethas, a subcoordenadora da Proarte/RN, Graça leal, a artesã Fátima Rocha e a vice-presidente da Federação dos Artesãos do RN, Edilza Fernandes.

Foto Raiane Miranda-Assecom