Economia 04/09/2021 05:20

João Maia prestigia assinatura de acordo entre MDR e FIERN que viabiliza estudos para instalação de polo minero-químico no RN

Por admin

O deputado federal João Maia (PL/RN) participou na tarde desta sexta-feira (03), na FIERN, da solenidade de assinatura do acordo entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), para trabalhar em conjunto na avaliação da possível instalação de um polo minero-químico na região oeste potiguar.

Acompanhado da sua esposa Shirley Targino, João Maia foi testemunha da assinatura do documento, que prevê atuação conjunta do MDR e da FIERN para a elaboração de uma série de estudos. Os trabalhos deverão ser concluídos em seis meses, a contar da publicação do instrumento no Diário Oficial da União, com possibilidade de prorrogação. A parceria não envolve repasses de recursos ou encargos entre as partes.

Um dos atrativos para a instalação do polo é a presença de matérias-primas necessárias (gás, minérios e sal) para a efetivação de uma série de cadeias produtivas no estado do Rio Grande do Norte. Entre elas, estão as de fabricação de PVC, cloro, soda, magnésio metálico, bromo e derivados, barrilha, vidro e sabão em pó. Também há a previsão de ser construída uma usina de geração de energia para as indústrias que se instalarem no empreendimento, além de um novo porto offshore para atender a logística demandada pelos investimentos a serem realizados.