Turismo 18/09/2021 06:14

Femptur e Fórum de Turismo são abertos no Centro de Convenções de Natal

Por admin

O Turismo do Rio Grande do Norte ganha destaque por dois dias com a realização do 12º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte e 7ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), no Centro de Convenções, em Natal. Seguindo rigorosamente os protocolos de biossegurança, os dois eventos foram abertos nesta sexta-feira (17) com a presença da governadora Fátima Bezerra e demais autoridades do trade turístico. Os dois eventos são gratuitos, mediante inscrição prévia (www.arguseventos.com.br) e estão sendo realizados paralelamente até este sábado (18), das 12h às 22h.

O Fórum de Turismo do RN teve início com a palestra “O novo cenário para o turismo de eventos”, abrindo o painel de debates, com as participações de George Gosson (presidente do Natal Convention Bureau), Leandro Martins (diretor da DataShow Brasil) e Sylvia Serejo (diretora da Verbos Eventos).

Após a abertura oficial, aconteceu o segundo momento do Fórum com o assunto “Maior integração das capitais do Nordeste”, mediado por Antônio Roberto Rocha (Argus Eventos) e os debatedores: Fernando Fernandes (secretário de turismo de Natal-RN) e Daniel Rodrigues (secretário de turismo de João Pessoa- PB).

A grande novidade deste ano aconteceu durante a abertura do Fórum de Turismo, com a entrega do “Troféu Reconhecimento aos Destinos Segmentados do RN”, para alguns prefeitos homenageados e parceiros.

A Femptur, além dos estandes de municípios e produtos turísticos, trouxe rodadas de negócios e capacitações de destinos, entre outras atrações que promovem interação e networking. A feira foi instalada com mais de 60 estandes.

A Femptur e o Fórum de Turismo do RN têm organização de Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, da Argus Eventos; contam com o apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Sebrae-RN, Fecomércio-RN e Banco do Nordeste. Também dão suporte: DataShow Brasil, Serhs Natal Grand Hotel & Resort e a InterTV. E os presidentes das principais entidades de classe do Turismo que participam ativamente do evento: Abdon Gosson (ABIH-RN), Michelle Pereira (Abav-RN), Júnior Câmara (Sindetur-RN), George Gosson (Natal Convention) e Júnior Lima (SindGuias-RN).

Apresentações culturais

E uma grade de apresentações culturais idealizada especialmente para o público da Femptur e do Fórum, com artistas potiguares, atrações teatrais, musicais e folclóricas (Boi de Reis, Dança de Coco e Cordel), Mini Quadrilha Junina, e a novidade do ano: o Espaço do Autor Potiguar. Dentre os municípios que integram o Palco Cultural estão: Passa e Fica, Serra Caiada, São José do Mipibu, Touros, Lajes, Grossos, Pedro Velho, Canguaretama e São Miguel do Gostoso.

O palco é estrategicamente montado ao lado da área gastronômica (creperia, cafeteria, hamburgueria, restaurante de comidas típicas e bar) para proporcionar ao visitante a melhor experiência.

Fórum de Turismo do RN

Em sua 12ª edição, o Fórum de Turismo traz temas atuais e importantes a serem debatidos sob novas perspectivas, dentre elas, sustentabilidadeintegração regionaleconomia criativaturismo de aventura e turismo cultural. O acesso é gratuito, mediante inscrição prévia ou credenciamento na hora.

Neste sábado (18), às 14h30, painel sobre “A tendência ascendente para o turismo de aventura e natureza”, como palestrante, o apresentador do Rota InterTv, Klênyo Galvão; mediação Marília Gonçalves (consultora de turismo) e os debatedores: Ana Sanehara Muller (empresária do turismo no RN, PE e RJ), Ary Pacheco (guia de turismo em montanhismo e escalada) e Ricardo Câmara (coordenador da Trilha Caminhos das Ararunas).

Às 16h, “Destinos turísticos sustentáveis: possibilidade ou utopia?”, com Wilker Nóbrega, professor da UFRN; mediador Gustavo Porpino (Argus Eventos) e os debatedores: Janielle Linhares (secretária de turismo de São Miguel do Gostoso-RN), Saulo Leão (secretário de turismo de Galinhos-RN) e William Lass (diretor do Serhs Natal Grand Hotel).

Às 17h30, o “Momento Empreendedor do Turismo Potiguar” e, para encerrar a programação do Fórum, às 17h50, o painel “Turismo cultural: chegou a hora do RN?!”, com Crispiniano Neto (presidente da Fundação José Augusto), mediado por Tatiane Fernandes (engenheira de produção cultural), e os debatedores: Ana Maria Costa (secretária de turismo do RN), Yves Guerra (analista técnico do Sebrae-RN) e George Costa (empresário e coordenador de turismo da Fecomércio).

Foto: Canindé Soares