Governo do RN 20/10/2021 18:38

Municípios do Médio Oeste ganham base do SAMU

Por admin

A região Médio Oeste contará com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com sede em Patu. O ato de pactuação com os municípios para instalação da base foi oficializado nesta quarta-feira (20) pela governadora Fátima Bezerra em solenidade com a participação do prefeito Rivelino Câmara e de outros chefes do Executivo municipal da região.

Além de Patu, a unidade do SAMU, a 19ª base no Rio Grande do Norte, terá outros 11 municípios como área de atuação, num total de 70 mil habitantes.

“Nosso sentimento é de avançar nas parcerias com os municípios, como fizemos na pandemia, para melhorar a qualidade de vida da população. Instalar o SAMU aqui significa amparar a população, salvar vidas. Vamos avançar, sim, com o SAMU no Oeste”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, informando que tão logo seja consolidada a base de Patu, o governo vai trabalhar para levar o serviço a outras regiões. Fátima Bezerra conclamou os municípios a participarem do programa estadual de cirurgias eletivas. “São poucas pessoas que podem ter plano de saúde. Reconheço a importância do trabalho dos prefeitos. É na porta deles, e não só nas das prefeituras, que a dor da população chega primeiro. Quem está na fila das cirurgias são pessoas que precisam de assistência.”

Em nome dos prefeitos da região, o anfitrião Rivelino Câmara, agradeceu a governadora pelos benefícios levados à região: “Os atos assinados neste momento são importantes para todo o Oeste.”

Representando a Assembleia Legislativa na solenidade, o deputado Bernardo Amorim disse que não pensava ser possível universalizar os serviços do SAMU. “No entanto, menos de 30 dias depois de uma audiência, estamos anunciando a instalação da base de Patu.”

A equipe contará com pelo menos 10 profissionais, sendo cinco condutores e cinco técnicos trabalhando em regime de escala, que serão treinados na base do SAMU em Macaíba.

Pelo acordo estabelecido, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) garantirá a ambulância de suporte básico e a manutenção do veículo, além dos insumos – equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos e treinamentos. As prefeituras são responsáveis pela escala de recursos humanos (condutores e técnicos de enfermagem).

“O serviço de emergência em saúde é sempre muito importante e essa região aqui de Janduís estava com uma carência muito grande. Aderimos imediatamente a essa parceria e esse serviço é muito importante, porque vai desafogar as ocorrências que precisam retirar os pacientes para Mossoró e Natal. Agora, vai facilitar o trabalho porque os casos de urgência serão transferidos para Patu, onde vão ser estabilizados e encaminhados para o centro de especialidade”, apoiou o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel.

Esta é a 42ª ambulância de todo o Rio Grande do Norte, entre as unidades de suporte básico e avançado, além do Potiguar 01 que faz o transporte aeromédico.

Acompanharam a governadora os secretários estaduais Fernando Mineiro (Segri), Alexandre Lima (Sedraf), Gustavo Coelho (Sin) e Guilherme Saldanha (Sape); os prefeitos Shirley Targino (Messias Targino), Salomão Gurgel (Janduís), Maria Helena (Olho d’Água dos Borges), Raimundo “Pezão” Pinheiro (Umarizal), Jandiara Jácome (Frutuoso Gomes); Conceição Duarte (Lucrécia); Padre Telmo; vereadores, ex-prefeitos da região.

Foto: Raiane Miranda – Assecom/RN