Esporte 26/10/2021 10:44

Corrida de rua: especialista dá dicas para retorno aos eventos

Por admin

Os veteranos e até aqueles que tinham planos de começar, mas foram surpreendidos pela pandemia, já podem comemorar o retorno dos eventos para corrida de rua. Com uma parcela significativa da população vacinada e a queda nos casos graves de Covid-19, os organizadores estão a todo vapor movimentando o calendário esportivo.
Para o profissional de Educação Física e professor da academia Pulse Mário Rogério, a melhor forma de se preparar para as corridas de rua é manter uma constância nos treinos. “Essa regularidade faz com que o aluno aumente seu condicionamento”, explica.
“Também é muito importante ter um objetivo definido, qual distância quer percorrer, para, então, treinar de forma mais específica, sem exagerar ou sem economizar nos treinos”, orienta o professor.
Hoje, os treinos com personal ou em academias são cada vez mais procurados por quem deseja correr com orientação profissional. A Pulse oferece aos seus membros dois treinos semanais e, a cada 15 dias, um extra aos sábados, o chamado longão (treino com a maior quilometragem ou duração semanal do ritmo do aluno).
“Os treinos com acompanhamento priorizam roteiros diversificados para um maior engajamento, evitando a monotonia”, ressalta Mário. “Os tipos de treino também variam para aumentar o rendimento e performance do aluno”, completa.
Entre os benefícios da corrida, Mário destaca o condicionamento cardio como o principal. “Já que utiliza o sistema aeróbio, há maior aumento do condicionamento físico, além de ser considerado o melhor esporte para emagrecimento”, afirma.
“Para a saúde mental, a liberação de hormônios do prazer é evidente na corrida”, acrescenta o profissional. Não é à toa que aqueles que amam correr e se identificam com a prática demonstram satisfação e alegria mesmo após um treino ou circuito mais exaustivo.