Jogos Escolares 05/11/2021 10:30

RN encerra participação nos JEBs com 18 medalhas conquistadas

Por admin

O desporto escolar do Rio Grande do Norte manteve a tradição de conquistas em competições nacionais e despediu-se dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2021), no Rio de Janeiro, com 18 medalhas. A delegação de 214 atletas disputou 17 modalidades esportivas e conquistou seis ouros, três pratas e nove bronzes.

O último dia de competições das modalidades coletivas, nesta quinta-feira (4), no Parque Olímpico, teve um saldo positivo para os potiguares. No vôlei de praia masculino, a dupla Lauan e Cauê, da Escola Estadual Barão do Rio Branco, do município de Parelhas, conquistou a medalha de ouro. Depois foi a vez do basquete feminino, representado pela Marista de Natal, conquistar o título dos JEBs após vitória sobre a Paraíba pelo placar de 28 a 2.

Handebol feminino do município de Viçosa foi medalha de bronze nos JEBs

Na disputa pela medalha de bronze do handebol feminino, as meninas da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto, da cidade de Viçosa, venceram o time da Bahia e comemoram o pódio. A última conquista do dia veio com o futsal feminino. A equipe do Expansivo Colégio e Curso venceu o Mato Grosso por 1 a 0 na disputa pelo terceiro lugar, garantindo a quarta medalha das modalidades coletivas para o Rio Grande do Norte.

As outras 14 medalhas do Rio Grande do Norte foram conquistadas pelos atletas das modalidades individuais. Foram quatro de ouro, três de prata e sete de bronze. Destaque para o atleta da natação Otávio Jorge que conquistou três medalhas de ouro nas provas dos 100m livre, 50m livre e 50m borboleta.

Basquete feminino do Marista de Natal foi campeão brasileiro – Fotos: Pedro Vitorino

De acordo chefe da delegação potiguar e coordenador da Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEL-SEEC), Cezinha Nunes, os atletas mais uma vez corresponderam as expectativas, mostrando a força do RN em competições nacionais. “Estamos orgulhosos e felizes pelos resultados obtidos, parabéns aos técnicos e atletas que mais uma vez mostraram a força do nosso desporto escolar que há anos vem se destacando no cenário nacional e sempre conquistando muitas medalhas”, revelou Cezinha.

Os Jogos Escolares Brasileiros, categoria 12 a 14 anos, são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar. As passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte para os atletas foram custeadas por meio de parceria entre o Governo do RN, CBDE e Federação Norte-rio-grandense de Desporto Escolar (FNDE).

QUADRO DE MEDALHAS – JEBs 2021

MODALIDADES INDIVIDUAIS

OURO
Atletismo
Stelly Beatriz, Escola Municipal Manoel Germano, de Baía Formosa
Natação
Otávio Jorge, Colégio Fênix (ZN), Natal (50m borboleta, 50m livre e 100m livre)

PRATA
Judô
Kaique Silva, FAC Colégio e Curso – Natal
Taekwondo
Nickolly Yasmim, Escola Estadual Ary Parreias – Natal
Atletismo
Robson Jean da Silva Araujo, Escola Municipal Sebastiana Alves Noga – Cerro Corá

BRONZE
Atletismo
Stelly Beatriz, Escola Municipal Manoel Germano, de Baía Formosa
Judô
Leonardo Souza – CEI Romualdo – Natal
Gisele Araújo – FAC Colégio e Curso – Natal
Taekwondo
Kauanderson Emídio – Escola Municipal Prof Berilo Wanderley – Natal
Juan Angelo, do Centro Educacional Coração de Jesus – Natal
Davi Medeiros, escola Maple Bear – Natal
Karla Jamilly, da Escola Estadual Lauro de Castro – Natal

MODALIDADES COLETIVAS

OURO
Basquete-feminino
Colégio Marista, de Natal
Vôlei de praia-masculino
Escola Estadual Barão do Rio Branco, de Parelhas

BRONZE
Futsal-feminino
Expansivo Colégio e Curso, de Natal
Handebol-feminino
Escola Municipal Francisco Pinto Gomes, de Viçoza