Paradesporto 03/12/2021 09:14

Festival Paralímpico será neste sábado na UNI-RN

Por admin

A terceira edição do Festival Paralímpico será realizada neste sábado (4) em 70 cidades de 25 estados e do Distrito Federal. Em Natal, o evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEL-SEEC), será realizado no ginásio da UNI-RN, no horário das 8h30 às 12h.

O Festival Paralímpico proporciona a experimentação de esportes paralímpicos a jovens de oito a 17 anos com, ou sem, deficiências físico-motoras, visuais ou intelectuais. Na capital potiguar serão apresentadas as modalidades de atletismo, uma das mais praticadas e que vem garantindo muitas medalhas ao Rio Grande do Norte em competições nacionais, o judô e o badminton.

De acordo com o coordenador de esportes da SEL-SEEC, Cezinha Nunes, o evento nacional vai ajudar a promover o paradesporto em todo o estado.” O Rio Grande do Norte tem história no paradesporto e está ação tem como objetivo apresentar e fomentar as atividades paralímpicas às crianças e adolescentes. O Governo do RN é parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro e através de eventos como este iremos difundir o movimento paralímpico em todo o estado”, revelou.

Normalmente realizado em 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, o Festival foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), sendo remarcado na sequência do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta sexta-feira (3). A primeira edição ocorreu em 2018 e reuniu cerca de sete mil crianças e adolescentes em 48 cidades. Em 2019, mais de dez mil jovens foram mobilizados em 70 sedes. No ano passado não houve evento por conta da pandemia.

Foto: CPB-Divulgação