Saúde 29/12/2021 09:24

CREF reforça a importância dos cuidados na hora de escolher academias

Por admin

O verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro de 2021, mas o início do último mês do ano é o período em que tradicionalmente as academias de musculação começam a receber um número maior de alunos que buscam a atividade física para melhorar o condicionamento físico e, principalmente, por causa da questão estética no que muita gente chama de “operação verão”. Por causa disso, o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região reforça os cuidados que precisam ser tomados antes de contratar alguém para acompanhar e prescrever os treinos e também na escolha dos estabelecimentos de atividade física, como academias de musculação e também boxes de crossfit, por exemplo.

O ideial é que, antes de se matricular, o aluno procure saber se o estabelecimento é registrado no CREF16/RN. O Certificado de Credenciamento de Pessoa Jurídica é o documento que comprova esse registro e ele deve estar afixado no estabelecimento, em local visível.

Outra orientação importante é sempre solicitar o número da Cédula de Identidade Profissional na hora de contratar o personal trainer. É esse número que garante que a pessoa escolhida é mesmo um Profissional de Educação Física devidamente habilitado e registrado no Conselho.

“É muito importante tomar esses cuidados para que se tenha a certeza de que as pessoas que estão lhe acompanhando são preparadas”, explica Franklin Deweskley Soares-CREF 001228-G/RN, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF16/RN.

O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região promove fiscalizações contínuas em estabelecimentos de atividade física e locais de prática ao ar livre garantindo que apenas espaços devidamente registrados e profissionais habilitados possam oferecer o serviço da atividade física. As ações de fiscalização se intensificam também nesse período de maior procura pelos serviços do tipo.