Jogos Escolares 09/04/2022 00:24

Atletas de Assú brilham na seletiva nacional de taekwondo do Gymnasiade 2022

Por admin

Nesta semana, no Macapá-AP, Ryane Patrícia de Macêdo, aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Gilmar Rodrigues de Lima, da cidade de Assú, conquistou a medalha de ouro, na categoria juvenil até 44kg, e a vaga para os jogos escolares mundiais na França.

A segunda assuense a brilhar foi Jamile Kelly, aluna da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, conquistando a medalha de ouro na categoria até 49k. Assim como Ryane, Jamile vai representar o Rio Grande do Norte no mundial na França, na Normandia, no mês de maio. Ambas são treinadas pelo professor Fábio Lourenço da Silva, técnico da seleção brasileira juvenil e do Time RN.

Além das campeãs do taekwondo, o RN também terá representante no atletismo. Gabriel Porfírio dos Santos, 18 anos, venceu os 1.500m rasos no atletismo, em seletiva disputada em Aracaju, no mês de março.

Pódio de Ryane na foto acima e Jamile nesta foto. Créditos: Divulação.

Natural de Baia Formosa RN, Gabriel é o atual recordista da prova dos 1.000 metros rasos e 1.000 metros com obstáculos na categoria Sub-16. Pela Sub 18, em 2021, representou o Brasil no Sul-Americano e venceu a prova dos 800 metros rasos.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar (FNDE), Gileno Souto, falou sobre as conquistas potiguares. “Os atletas do Rio Grande do Norte foram destaque na seletiva nacional demonstrando sua força, empenho e dedicação, alcançando diversos pódios, com um saldo relevante de medalhas, tendo como destaque nossos campeões brasileiros que irão para o mundial. Também preciso destacar e agradecer o comprometimento de todos os professores e diretoria da FNDE”, revelou o dirigente.

A Gymnasiade é promovida a cada dois anos pela International School Sport Federation (ISF), entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional. As provas na Normandia devem reunir cerca de 3 mil estudantes de aproximadamente 60 países.