Saúde 14/05/2022 07:58

Especialista explica benefícios da musculação para crianças e adolescentes

Por admin

De acordo com as principais universidades que estudam o treinamento de força no mundo, aos 9 anos, em média, é possível começar a realizar atividades como musculação.
Respeitando os limites físicos da criança ou adolescente e com acompanhamento profissional, os treinos contribuem para o desenvolvimento corporal, concentração, equilíbrio, combate a doenças como a obesidade etc.
A profissional de Educação Física, Rayssa Brito, professora da academia Pulse, destaca outros benefícios da musculação nessa fase. “A prática favorece o ganho de massa muscular, diminui riscos de lesões atuais e futuras, permite mais flexibilidade e melhora o condicionamento físico”, diz.
Antes de iniciar, segundo ela, é importante ter a opinião do médico que acompanha a criança ou adolescente e buscar um profissional de Educação Física para um melhor direcionamento.
“No geral, iniciantes podem treinar duas ou três vezes por semana, em dias alternados, com exercícios multiarticulares (que trabalhem vários grupos musculares ao mesmo tempo), em uma intensidade moderada”, destaca a professora.
A profissional enfatiza, ainda, que é importante a criança realizar atividades prazerosas, brincar, se divertir. “Exercitar-se de maneira forçada ou apenas para agradar aos pais podem causar frustação e desistência”.
Além da musculação, por fim, Rayssa lembra que outros hábitos saudáveis devem fazer parte da vida das crianças e adolescentes. “Alimentação equilibrada e o descanso com noites de sono bem dormidas contribuem para a manutenção da qualidade física e um estilo de vida saudável”.