Esporte 27/05/2022 07:50

Natal vai sediar o maior evento de categoria de base do xadrez brasileiro

Por admin

Natal é a cidade escolhida para sediar pela primeira vez na região Nordeste o Festival Nacional da Criança (FENAC) e Festival Nacional da Juventude (FENAJ), dois eventos simultâneos do Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez, promovidos pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Cerca de 300 enxadristas de todo o Brasil estarão reunidos entre os dias 1º e 5 de junho no salão de eventos do Praiamar Hotel, em Ponta Negra.

A maior competição de categoria de base do país vai reunir atletas de 6 a 12 anos (FENAC) e 14 a 20 (FENAJ) nas modalidades de Blitz, Rápido e Clássico. Os melhores conquistarão vagas para o Campeonato Mundial na Georgia, o Pan-Americano em Montevideo e o Mundial da Juventude na Romênia. Haverá premiação de troféus e medalhas para os três primeiros colocados e medalhas até o 15º.

Vários campeões brasileiros estarão em Natal, entre eles o potiguar Theo Magalhães de Lima (foto), de apenas 11 anos e três vezes campeão brasileiro e campeão sul-americano. Aluno do colégio Marista, Theo subiu de categoria e disputará a Sub-12. No feminino, destaque para a paraibana de Patos, Sara Soares de Medeiros, de 17 anos, e que recentemente classificou-se para o Campeonato Mundial Escolar.

Inscrições

As inscrições seguem abertas e os contatos podem ser realizados através dos telefones (84) 98725 6232 (Igor Macedo) e 98822 5960 (Maice Bárbara), diretora da competição. Serão cinco dias de disputas. A abertura do evento está programada para às 14h, dia 1º de junho, e o encerramento no dia 5, no salão de eventos do Praiamar Hotel, em Ponta Negra.

Igor Macedo é o primeiro potiguar no comando da Confederação Brasileira de Xadrez

Potiguar no comando da CBX

O evento inédito em Natal faz parte do projeto da CBX: “Xadrez para todo o Brasil” e que tem à frente de seu comando o natalense Maximo Igor Miranda de Macedo, eleito presidente da confederação em 2021 numa disputa acirrada com adversários do Sul e Sudeste. Igor é o primeiro norte-rio-grandense a comandar a CBX em 98 anos de história e tem como uma das propostas de gestão a inclusão da região Nordeste na rota do calendário nacional.

“Nosso objetivo é divulgar e promover a prática do xadrez, melhorar a qualidade técnica dos jogadores de todas as regiões do Brasil, e pela primeira vez, depois de 98 anos de fundação da CBX, estamos trazendo esse grande evento nacional para Natal e em breve para outras cidades da região Nordeste”, disse Igor Macedo que já colocou Recife, Teresina e João Pessoa no calendário das finais dos Campeonatos Brasileiros Adulto Feminino, Veteranos, Blitz e Rápido.

Família de enxadristas

Igor Macedo tem 43 anos, é natural de Natal, formado em Engenharia Civil, professor, árbitro e Mestre Nacional de xadrez, e ex-presidente da FNX no período de 2012 a 2017. O xadrez entrou em sua vida através do avô Luiz Soares de Macedo Neto, que aprendeu a jogar no final da década de 30, na Marinha do Brasil.

A paixão pelo esporte passou para o pai de Igor, Maximo Valério, que esteve por muitos anos à frente da FNX. Seu irmão Maximo Iack virou um dos atletas mais respeitados do Brasil. Além dos vários títulos conquistados, é o único Mestre Internacional (MI) do Rio Grande do Norte e representante do Nordeste.