Saúde 31/05/2022 06:30

Conheça o GRIT: modalidade de treinos curtos com resultado mais rápido

Por admin

Quem gosta de treinos curtos, intensos e com resultados mais rápidos precisa conhecer o GRIT, modalidade que surgiu na década de 1990, criada pelo atleta olímpico neozelandês Les Mills.
O GRIT é uma série de exercícios de treinamento intervalado de alta intensidade com duração de 30 minutos. Seu objetivo é melhorar a força e construir músculos magros com eficácia e rapidez.
Apesar do tempo, a prática ainda está se popularizando no país, e em Natal a Pulse é uma das academias que oferece o GRIT em sua grade de aulas coletivas.
A professora Cecília Herminio explica que cada treino trabalha aspectos diferentes do exercício físico: cardiovascular, força e agilidade. “Todos usam as melhores técnicas de treinamento e músicas para motivar os alunos a irem mais longe na sua jornada”, destaca.
“Os exercícios são variados, desde corridas, flexões e agachamentos, até burpees, afundos com salto, agachamentos com salto”, explica a profissional de Educação Física. “Assim é possível variar a intensidade do treino o tempo todo, desafiando o condicionamento do aluno”.
O GRIT permite que o praticante complete o maior número de repetições que o corpo suporta e pare a qualquer momento do treino para se recuperar, mas sempre com incentivo e desafio. “Pessoas de todos os condicionamentos físicos podem praticar, e sempre é possível adaptar os exercícios”, explica Cecília.
Entre os principais benefícios, a professora da Pulse cita a rapidez, força e flexibilidade que o corpo ganha, além da diminuição da taxa de gordura. “A prática regular de GRIT também reduz drasticamente o risco de doenças cardíacas”.
A recomendação é treinar duas a três vezes por semana. “Com a rotina, em apenas duas semanas o aluno já deve sentir melhora”, ressalta Cecília. “Mas vale lembrar que, apesar de ajudar na construção de massa muscular, o GRIT não substitui a musculação ou outro treino de fortalecimento muscular”.