Xadrez 05/06/2022 10:34

Domingo de decisão no Campeonato Brasileiro de Xadrez em Natal

Por admin

O Campeonato Brasileiro de Xadrez chega ao último dia de competições em Natal. O Festival Nacional da Criança e Juventude de 2022, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez, define neste domingo (5) os campeões individuais do ritmo Clássico e o estado que vai levar o título de campeão geral. No quadro de medalhas, Santa Catarina lidera, seguido por Paraná e Rio Grande do Norte. Os jogos decisivos começam a partir das 10h, no salão Jacarandá, do Praiamar Hotel, em Ponta Negra.

Computando as disputas do ritmo Blitz e Rápido durante a semana, Santa Catarina aparece em primeiro lugar com 25 medalhas (10 de ouro, 9 de prata e 6 de bronze). Paraná está em segundo com 16 medalhas (4 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze). O Rio Grande do Norte faz a sua melhor campanha e soma 10 medalhas, aparecendo em terceiro lugar, com uma de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.

Os destaques potiguares são Theo Magalhães, ouro no ritmo Blitz e prata no Rápido, no Sub-12. Davi Alves conquistou duas pratas pelo Sub-20 no Blitz e Rápido. Os seis bronzes foram conquistados por Bárbara Beatriz de Macedo, Blitz e Rápido (Sub-20), Maria Beatriz de Araújo, Blitz e Rápido (Sub-8) Enzo Magalhães, Rápido (Sub-16) e Larissa de Sena, Blitz (Sub-10).

Pelo estado de Santa Catarina, que lidera o quadro de medalhas, os destaques são: Natan Figueiras, campeão nos dois ritmos pela categoria Sub-20 e Maria Clara Senger, dois ouros pelo Blitz e Rápido pelo Sub-18. Por São Paulo, Matias Casalaspro lidera com duas medalhas de ouro no Blitz e Rápido pelo Sub-10, além de Gabriela Yumi, que venceu o Absoluto Blitz no Sub-14.

Os melhores conquistarão vagas para o Campeonato Mundial na Georgia, o Pan-Americano em Montevideo e o Mundial da Juventude na Romênia. Haverá premiação de troféus e medalhas para os três primeiros colocados e medalhas até o 15º.