Educação 16/07/2022 09:31

Estudantes se engajam em campanha para arrecadar tampinhas a serem trocadas por cadeiras de rodas

Por admin

Já imaginou ajudar pessoas com deficiência que necessitam de cadeiras de rodas, a partir de doação de tampinhas plásticas? Com esse objetivo, o Colégio CEI (Romualdo e Roberto Freire) lançou o projeto “Eu CEI ser Consciente: Um abraço à campanha Tampinha Legal”, em apoio ao projeto nacional lançado em 2016 por entidades de diversos setores da sociedade civil e que me Natal teve início no ano passado na Câmara Municipal

O professor do Laboratório Fundamental II, Tairone Almeida, que está coordenando a ação, explica que a campanha iniciou com a ida em cada sala de aula para destacar a importância da campanha e deixar um coletor por turma com a meta de que fosse recolhido cheio na semana seguinte.

“Logo no início os alunos se empolgaram com a ideia e na primeira semana muitas turmas já bateram a meta, nas semanas seguintes tivemos também o apoio dos líderes de turmas para o engajamento maior. Foi montado um ponto de coleta focal na escola e também os alunos levantaram a arrecadação com vizinhos e nos condomínios que moram”, explicou Tairone.

Ainda como forma de incentivar os alunos foi criado um ranking para avaliar as turmas que mais arrecadavam por semana. “Espalhamos também um QR Code que remete a um folder informativo da campanha e direcionar para um plano de metas de quantas tampinhas são necessárias para conseguir uma cadeira de rodas”, destacou o professor.

A campanha será retomada no retorno do recesso escolar no próximo dia 12 de julho e seguirá até o fim do ano. São arrecadadas tampas de sorvetes, margarinas, portes, garrafas e de demais materiais plásticos.

Todo o material arrecadado será entregue a equipe que atua no programa no gabinete do vereador que lançou o projeto para serem vendidas e com a renda serem adquiridas cadeiras de roda que irão beneficiar pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida que serão escolhidas em parcerias com instituições filantrópicas.