Esporte 05/08/2022 07:15

Exercícios físicos reduzem em até 31% risco de morte, aponta pesquisa

Por admin

Às vésperas do Dia Nacional da Saúde (05/08), uma boa notícia: pesquisa revela que exercícios físicos podem reduzir em até 31% o risco de morte.

Uma equipe da Harvard e outros países descobriram que a prática acima do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) diminui as chances de mortalidade.

A OMS recomenda de 150 a 300 minutos por semana para atividades moderadas ou 75 a 150 para práticas mais intensas.

A pesquisa revelou que pessoas que relataram uma frequência de duas a quatro vezes maior que o orientado apresentaram ainda mais ganhos para a saúde, chegando a uma redução de 31% do risco de morte.

O estudo, publicado na revista científica Circulation, analisou dados de mais de 100 mil americanos de 1998 a 2018.

Estilo de vida e saúde
O Dia Nacional da Saúde é uma das datas que lembram a importância de um estilo de vida saudável para a longevidade. E a prática de exercícios físicos não é novidade como fator essencial nesta manutenção.

Para aumentar o volume de treinos, entretanto, é necessário adotar alguns cuidados extras. De acordo com o profissional de Educação Física e professor da academia Pulse João Souza, o acompanhamento especializado é indispensável.

“Ter a supervisão de um profissional é necessário para que o aluno consiga realizar a atividade de forma adequada e segura”, ressalta. “Estar com os exames de saúde em dia também é essencial”.

De acordo com João, outro fator importante é encontrar um ambiente agradável, onde o aluno se sinta bem e que se adeque a sua rotina e estilo de vida.

“Além da prática de exercícios, ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes, beber bastante água, ter boas noites de sono e momentos de lazer são indispensáveis para quem deseja ter uma maior longevidade”, lembra o professor.